Bolo de coco seco

Bolo, Lanche, Sobremesas

Bolo de coco seco. Haverá poucos bolos tão simples com melhor aspeto. De aroma fresco, textura húmida e muito guloso, este bolo de coco seco tem uma apresentação exótica e requintada. Como o coco seco está disponível o ano inteiro em Portugal, pode fazer quando mais lhe apetecer: ou naquele verão quente que pede um bolo fresco e húmido ou para acompanhar o chá no inverno.

  • Tempo de Preparação

    60m

  • Dificuldade

    Média

  • Porções

    8

Modo de Preparação

Modo de preparação - A forma

1

Comece por preparar 2 formas redondas de 20 ou 22cm de diâmetro, forrando-as com papel vegetal e untando as folhas com um pouco de óleo.

Modo de preparação - A massa

2

Junte os ovos ao açúcar e ao aroma de baunilha, batendo para obter um creme fofo. Adicione a farinha, aos poucos, e uma pitada de sal. Envolva delicadamente. Distribua a massa pela duas formas leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, e deixe cozer durante 20 minutos, verificando a cozedura com o teste do palito. Deixe arrefecer até amornar e desenforme.

Modo de preparação - O xarope

3

Entretanto, faça o xarope misturando o leite de coco com o açúcar e leve ao lume até borbulhar. Coloque um dos bolos sobre o prato de servir e o outro num prato raso. Pique os dois bolos com um garfo e regue-os com o xarope de coco. Deixe repousar.

Modo de preparação - A cobertura

4

Ao mesmo tempo, bata as natas com o sumo de limão (estas devem estar no frigorífico de véspera para estarem bem frias) até estarem bem firmes. Junte o açúcar e bata mais um pouco. Barre o bolo (que está no prato de servir) com uma boa camada de chantilly, e cubra com o outro bolo. Barre todo o bolo com o chantilly e adicione lascas de coco a toda a volta. Para fazer as lascas de coco deve abrir um coco seco, retirar porções grande do fruto e lasca-lo com um cortador de legumes. Leve ao frigorifico por, pelo menos, 30 minutos e servir fresco.