Bolo húmido de pomelo

Bolo, Geleias e Compotas, Lanche

Bolo húmido de pomelo. É um bolo cítrico, fresco e muito húmido. Perfeito para acompanhar chá naquela tarde fria ou para a gulodice de Verão. Embora tradicionalmente se coma cru, o pomelo também é uma fruta versátil. O maior citrino do mundo permite fazer desde compota, bolos ou até guloseimas cristalizadas com a casca.    

  • Tempo de preparação

    1h30

  • Dificuldade

    Fácil

  • Porções

    8

Modo de Preparação

Modo de preparação - O pomelo

1

Comece por cortar o pomelo a meio, faça sumo com uma das partes e reserve. À segunda metade deve retirar a casca, as sementes e toda a parte branca (é importante não deixar nem um pedacinho da parte branca porque é amarga). Reduza a polpa do pomelo a puré usando a varinha mágica ou liquidificador.

Modo de preparação - A massa

2

De seguida, deve bater o açúcar com a manteiga até obter um creme claro. Junte os ovos e a baunilha e bata mais um pouco. Junte o puré da fruta à mistura de manteiga e ovos. Continue a bater enquanto vai adicionando a farinha previamente misturada com o fermento. Bata, em velocidade baixa, até obter uma massa homogénea. Transfira a massa para uma forma, de tamanho médio, previamente untada e enfarinhada.

Modo de preparação - Levar ao forno

3

Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 45 minutos, ou até que a massa esteja cozida (o bolo deve estar cozido, mas a massa bastante húmida). Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.

Modo de preparação - A calda

4

Entretanto, prepare a calda misturando o sumo do pomelo com o sumo de laranja. Junte o açúcar e leve ao lume para ferver e reduzir, por cerca de 15 minutos. Deixe amornar e faça pequenos furos sobre os bolinhos e verta a calda, gentilmente, por cima deste.